quinta-feira, 28 de junho de 2007

Bolo de aipim da (ou de) Sônia

Esta receita extraí do Farinha Com Rapadura, o blog de Marcia (acredito que seja sem acento agudo mesmo) Heisterkamp, uma bahiana de Alagoinhas que vive atualmente em Aachen, Alemanha, de cujo sítio sou leitor assíduo. (risos) É o "bolo de aipim da Sônia" (ou "de Sônia", como costumo dizer). Sônia é uma amiga de Marcia (amiga? Certamente também, pois sei que é alguém muito especial para Marcia, que está cuidando muito bem desta na Alemanha no momento em que escrevo esta nota, para que seu o neném nasça saudável e forte) e, pelo que vocês já podem enxergar, é a autora do bolo.

Um resultado deste bolo de Sônia pela própria autora (retirado do Farinha Com Rapadura):

Vamos à receita (em modus copia-e-cola!):

Bolo de de aipim d{e|a} Sônia

  • 400 g de aipim ralado - descongele (nota: se for o caso de ter algo não-fresco, congelado antes. No caso de Marcia, ela usou um produto congelado comprado, segundo ela própria, em um "chinês-tem-de-tudo")
  • 250 g de farinha de trigo
  • 3 ovos médios
  • 3 colheres de sopa (cheias) de manteiga
  • 1 e 1/2 colheres de sopa (cheia) de queijo parmesão ralado
  • 200 ml de leite de côco - para a massa
  • 100 ml de leite de côco - para regar o bolo durante o cozimento
  • 100 g de côco fresco ralado (80 g para a massa e 20 g para bater com o leite de côco para regar o bolo!)
  • 480 g de açúcar (50 g para usar com o leite de côco e côco - bater no liquidificador - para regar o bolo!)
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de fermento

Modo de preparo

Bata manteiga com o açúcar, acrescente os ovos e bata bem. E depois vá adicionando os outros ingredientes (farinha peneirada, queijo ralado e massa de aipim, nesta ordem!) e continue batendo. Por último, acrescente o fermento também peneirado!

Asse numa forma untada e povilhada com farinha de trigo, 160° por cerca de 1 hora. Assim que começar a assar por cima, regue com um pouco da mistura de leite de côco! Isso deve ser feito várias vezes.

O bolo precisa ser cozido! Faca o teste do palito - o palito não sai limpo, mas também não sai massa grudada nele!

P.S.: Este eu tenho que fazer ainda. Mas, só quando tiver um forno em casa. Por enquanto, não dá!

4 comentários:

Teea disse...

Adoro bolo de aipim! Esse de Sônia (ou da Sônia...) deve ser uma delicia, já deu água na boca!

Marcia H disse...

Nossa, que chique, ser linkada a outro blog! Coloquei este no meu "reader"!
Eu estou meio paulista-mineira no de e da/do rsrs na Bahia seria de Sônia, e o Marcia é sem acento mesmo, tá no meu RG sem, acho q meu pai e o chefe do cartório beberam antes de efetuar o registro rsrs
bj

Vinicius disse...

Vou fazer essa parada...

Caroline Rodarte disse...

Acho que vou testar essa receita. Talvez eu encontre por aqui um chinês-tem-de-tudo, será que tenho essa sorte?
valeu Sabaquinho e Márcia!
beijos, adoro bolo de aipim, huummm...