terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Molho de macarrão

Taí, essa receita eu peguei faz um tempão com Zeca e Tássia, dois grandes amigos. Nunca fiz pra saber se é bom realmente, mas pela receita já fiquei com vontade de provar.

Sem mais delongas, segue a tal:

:: Ingredientes

- 300 g de espaguete cru
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 dente de alho amassado
- 1 cenoura pequena ralada
- 1 lata de molho de tomate (340 g)
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/2 copo de requeijão light (125 g)


:: Modo de Preparo

Em uma panela grande, ferva 3 litros de água e acrescente 3 colheres (chá) de sal e um fio de óleo. Acrescente o macarrão e cozinhe em fogo alto, até ficar al dente* (cerca de 10 a 12 minutos). Escorra o macarrão e reserve. Em outra panela (média), aqueça o azeite em fogo alto. Refogue o alho e a cenoura, mexendo sempre, até ficarem macios. Acrescente o molho de tomate e a água. Ferva por 5 minutos. Adicione o requeijão e deixe ferver, mexendo sempre, por mais 3 minutos. Envolva o macarrão com o molho e coloque-o numa travessa. Sirva a seguir.
* Al dente é uma expressão italiana: significa que o macarrão deve estar cozido, mas ainda firme ao ser mordido.

Dica: Ao cozinhar o macarrão, coloque sempre 1 colher (chá) de sal para cada litro de água.

2 comentários:

Caroline Rodarte disse...

Pena que requeijão ainda não achamos por aqui, mas quando acharmos, se preparem. :)
Sobre o sal, eu sempre coloco muito sal, não sei bem a quantidade, eu gosto de sentir o macarrão salgadinho. Acho que é impossível você salgar um macarrão, acho que nunca ficará tão salgado quanto um bacalhau (bacalhau aqui foi só um exemplo de uma coisa bem salgada, só para servir de referencial :)).
Uma dica é fazer o molho primeiro e depois cozinhar o macarrão. Se por acaso vc fizer o contrário, para evitar que o macarrão continue cozinhando e não fique "al dente", lave o macarrão em água fria. Mesmo assim corre o risco dele secar, então é melhor fazer o molho primeiro e depois o macarrão.
Beijinhos!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.