quinta-feira, 3 de maio de 2007

Alfajor (Argentina) -- Do livro de receitas no Estadão

Vamos à minha primeira nota neste espaço comunitário: não se trata precisamente de uma receita caseira, mas, ainda assim, serve aos que querem experimentar novas sensações. A seção de receitas do Estadão publicou uma dica supimpa, que me motiva a transcrição: alfajor (em espanhol, veja foto abaixo, que não é exatamente a foto que está na matéria, retirada da Wikipédia em espanhol), um doce em forma de bolacha, típico da Argentina, muito gostoso! Além de ser delicioso, esta nota vai em homenagem a muita gente que eu conheço e que adora alfajor!

Na Argentina, ao menos nas cidades que eu visitei (Córdoba e Buenos Aires), você consegue encontrar alfajores muito facilmente. Em qualquer quiosco (ou kiosko), uma espécie de banquinha que vende de tudo (água, cerveja, refrigerante, doces e alfajores!), você encontra uma larga variedade de alfajores à venda. Outros estabelecimentos comerciais clássicos, como supermercados, também vendem alfajores. Até na rodoviária você consegue comprar alfajores!

Normalmente, o alfajor tem recheio de doce de leite e cobertura de chocolate. Os alfajores cordobeses são deliciosos (muy ricos!). Alguns, são de frutas (figo, pêssego...) ou com outros doces dentro que não doce de leite (e.g., goiabada). No rodapé da página da receita há um copyright (c) 2007, Estadão, todos os direitos reservados , mas, como não achei um texto com os termos em detalhes dizendo se eu posso reproduzir a receita ou não, correrei o risco e copiarei a receita aqui.





Claro, os créditos da veiculação são do Estadão; os da receita, da argentina Laila Zogbi:

Ingredientes (para a massa):
  • 500 g de farinha
  • 150 g de margarina
  • 100 g de açúcar
  • 15 g de fermento em pó
  • 0,5 g de bicarbonato de sódio
  • 3 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • Essência de baunilha e limão a gosto (mais ou menos 1 col. de café)
Ingredientes (para o recheio):
  • 500 g de doce de leite duro
  • 750 g de chocolate ao leite para cobertura
Preparo: Bata a margarina com açúcar, acrescente os ovos, essências e a farinha com fermento até formar uma massa grossa. Abra amassa com um rolo. Corte com um cortador de metal de forma que ela fique com 2 mm de espessura (uau!). Coloque as bolachas em fôrma untada e enfarinhada. Doure por mais ou menos 15 minutos em temperatura moderada (180 graus Celsius). Montagem: Recheie as rodelas com o doce de leite. Derreta o chocolate em banho-maria, deixe esfriar até que ele adquira a temperatura ambiente. Mergulhe o alfajor no chocolate derretido e retire com um garfo. Coloque em cima de uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe a cobertura endurecer. Repita a operação até acabar as bolachas.

Propaganda (retirada do Estadão): Alfajores de Itati - R. Fermão Cardim, 56, Jardim Paulista. Telefone: +55 (11) 3287-2848.

7 comentários:

Rhaoni disse...

Que delícia, adoro alfajor, me fez lembrar de minha infância no Brasil, tinha um alfajor em um pacotinho roxo da TURMA DA MÔNICA, de chocolate preto e de chocolate branco, DIVINOS!

:)

Na Argentina nao lembro se comi muito não, pois tinha somente 10 anos, minha mãe não deve ter permitido.

Parabéns pela primeira receita.
Tô esperando a receita do acarajé da Carol! :P

Anônimo disse...

em boa hora para que todo os brasileros possam experimentar os tam bom alfajores!! muito bom por voce, Wagner, valente!!!!
um abraço desde argentina, Bárbara

Lu disse...

É, eu também prefiro comprar pronto. Do jeito que eu sou, vou perder horas na cozinha, vai ficar tudo uma bagunça mendonha e o resultado final vai ser lastimável. Acho que pra mim tem que ser 'Receitas para Dummies' =D
Beijos,
Lu

Unknown disse...

Olha eu também acho que é bom comprar pronto,mas é sempre bom experimentar uma coisa nova a fazer né?
Será que vcs podem me mandar mais receitas ARGENTINAS até o dia 09/10
Porque tenho que apresentar um trabalho sobre isso no dia 26/10.

Atenciosamente Yasmin.

Carlos Alberto de Lima disse...

Estou indo comprar as coisas pra fazer!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ese alfajor fica parecido com o da turma da monica...
Obrigada!

Ruth Soares Basílio disse...

QUE LEGAL!!! GOSTEI MUITO DO SEU BLOG E DAS RECEITAS, ESTAVA PROCURANDO UMA RECEITA DE ALFAJOR, POIS ESTIVE NA ARGENTINA EM AGOSTO E SETEMBRO... QUE DELÍCIA OS ALFAJORES, E O HAVANA ENTÃO!!!TROUXE P/ TD A FAMÍLIA, SÓ QUE AGORA EU VOU FAZER E A SUA RECEITA ME AJUDOU BASTANTE EU TROUXE TBM A RECEITA DO ALFAJOR DE MAISENA COM RECHEIO DE DOCE DE LEITE É MUITO BOM MESMO DESDE JÁ GRATA A GRATA RUTH